Total de visualizações de página

sábado, 20 de novembro de 2010

Reflexões sobre o absurdo

Post magnífico do Sanderson Moura:


"Geme a justiça, chora a natureza". Shakespeare

O absurdo. O absurdo é o maior adversário do advogado num processo criminal. Na vida do advogado e na vida da justiça o grande absurdo é o erro judiciário.

Você já se encontrou com o absurdo? Com algo que faça você dizer do fundo de sua alma, com toda a revolta do mundo, a expressão: "Isso é um absurdo" ?

Você já se viu diante de uma situação tão escabrosa, tão gigantescamente absurda, que preferiu ficar em silêncio, ou apenas dizer: "Que absurdo, meu Deus" ?

Então você já deve sentir o que eu estou querendo expressar nessas reflexões sobre o absurdo.

No dicionário Houais encontramos uma boa definição para o absurdo.

"O que é destituído de sentido, de racionalidade, aquilo que é contrário à sensatez, ao bom senso, à lógica, à verdade".

O absurdo é o triunfo, mesmo que momentâneo, da mentira, da fraude, do arbítrio, do erro, da irracionalidade.

Um absurdo colossal, dizia um pensador, pode tomar a forma de uma grande verdade. Só quem conhece esse tipo de absurdo é que sabe a sensação que ele causa em quem deve enfrentá-lo.

Li no início da minha carreira de criminalista um desabafo de um advogado que dizia: "Quando o absurdo toma conta de um fato o melhor é observar para ver onde ele desemboca".

Isso tem seu fundo de verdade. Valem as frases, "o mal por si só se destrói", "o tempo é o senhor de todas as coisas".

Conhecendo essas verdades, o advogado criminalista vai fazendo a sua parte, sabendo que o absurdo não se combate de uma vez, que o absurdo só pode ser destruído aos poucos, no varejo, exigindo do advogado o espírito de Dom Quixote, exigindo do advogado coragem, persistência, inteligência, respeito ao tempo certo da maturação das coisas.

Um comentário:

sanderson disse...

Olá, amigo Olinto.

Grato pela reprodução do texto de meu blog.

Em breve estarei lançando meu primeiro livro, e terei a alegria de lhe enviar um exemplar.

Se possível, mande-me o seu endereço para envio.

Abraços

Sanderson