terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Burocracia tem limites

Eu estive outro dia em uma “repartição pública” federal, em Marabá, a fim de começar a resolver uns problemas burocráticos. Fiquei pasmo ao constatar que em alguns setores da administração pública federal, parece que a determinação geral é procurar uma brecha para não atender, não resolver, não solucionar. Incrível. E olha que eu já tenho uma boa experiência dentro dos ‘trâmites administrativos”, digamos assim. Imagina o que se passa com uma pessoa que não tem tanta desenvoltura em lidar com os entraves na “receita federal” da vida. Me deram um chá de cadeira e enquanto esperava, li um artigo interessante de um teólogo( Valmir Nascimento) a respeito de como seria caso a Justiça Divina atravancasse os pedidos desesperados da humanidade usando a burocracia dos humanos. Vejam que interessante o que ele escreveu:


" Ainda bem que o Reino de Deus não é repartição pública. Senão, imaginemos a situação. Você, num momento de desespero e angústia, ajoelha-se para buscar a presença de Deus e receber uma resposta para as suas indagações. Pega o ‘telefone’ da oração e ‘disca’ diretamente para o Criador. Porém, quem atende é a telefonista dos céus:
- Secretaria Divina, bom dia! Com quem o senhor gostaria de falar? Você leva um susto. Afinal nunca ouvira falar da Secretaria Divina; muito menos de uma telefonista dos céus. Mas você é persistente. - Eu quero falar com Deus, por favor. - Tem hora marcada? Responde a telefonista. - Hora marcada? Como assim, hora marcada? Apreensivo, você indaga. A moça, num tom de especialista explica: - Muita coisa mudou meu querido. Como Deus andava cheio de compromissos, ocupado com as guerras e a fome das nações, e com o aumento do número das orações direcionadas pra Ele ultimamente, resolvemos fazer uma reorganização/reengenharia no Céu. Assim, para que o senhor possa conversar com Ele, será necessário agendar uma entrevista anteriormente, conforme dispõe o Decreto de Reorganização Superior. Você não podia acreditar naquilo que acabara de ouvir. Reorganização do Céu, agenda para falar com Deus, era tudo muito estranho. - Tudo bem! Então eu quero agendar uma entrevista com Deus. Nervoso você assevera. - Você é crente ou descrente? Pergunta a telefonista. - Crente ou descrente?

- É! Pois dependendo do seu enquadramento, vou transferir a ligação para o setor responsável. Se for crente, irei transferi-lo para a SRC - Secretaria de Relacionamento com Crentes, comandada por São Pedro; se for descrente, vou transferi-lo para o SRD – Secretaria de Relacionamentos com os Descrentes, comandada por São Paulo. Sabe com é, delegação de competência! - Tem mais essa ainda? - Organização meu querido! - Mas eu nem sei no que eu me enquadro. - Não se preocupe. Vou acessar nosso novo Sistema de Informações Espirituais e verificar a ficha do senhor e o seu enquadramento. Depois de algumas tecladas, a telefonista responde. - A situação do senhor não é muito boa! Nosso sistema esta informando que o senhor tem cometido alguns pecados: traição, adultério, mentiras. Por isso... - Por isso... o que? - Antes de ir para o SRC ou SRD, vai ter que conversar na SRE – Secretaria de Reformulação Espiritual. Pois, a condição do senhor tá tão feia que não dá pra falar nem com São Pedro ou São Paulo.

- Estais brincando? - Não estou não. Estou seguindo a norma de Organizações & Métodos e se eu não fizer corretamente a Auditoria me pega. Ai você já viu né, vai sobrar pra mim. - Ta bom! Transfira a ligação para a Secretaria de Reformulação Espiritual
- Nessa altura você já está mais do que nervoso. - Só um minutinho, já estou transferindo.

Enquanto toca a música do “pananam” você aguarda, até que: - SRE, bom dia! Em que posso ajudá-lo? - Olha, já têm mais de uma hora que estou nessa ligação querendo falar com Deus, mas a telefonista da Secretaria Divina me disse que tenho que conversar com vocês antes de falar com o SRC ou SRD, para depois falar com Deus.
- Não se preocupe meu senhor. Nosso setor é o mais rápido aqui no céu. No mês passado atingimos cem porcento de nossa meta. João, o nosso gerente, é muito competente e vai solucionar o problema do senhor rapidamente.
- Então o que eu devo fazer?

- É simples, basta nos enviar uma petição redigida em papel A4, em três vias, junto com a cópia do RG, CPF, comprovante de endereço, titulo eleitoral e certidão de casamento. Depois, é só aguardar a decisão.

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