"O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu nesta segunda-feira, 7 de junho, a licença de instalação para o Departamento Nacional de Infraestrutra de Transporte (DNIT) realizar o asfaltamento de um segmento de 102, 3 quilômetros existentes a partir da divisa do Estado do Mato Grosso até a localidade de Salto Curuá, no Estado do Pará. Com esta licença são mais de 700 quilômetros de obras já autorizadas pelo Ibama para o trecho da BR-163 compreendido entre Guarantã do Norte/MT e Miritituba/PA.
A notícia da licença de instalação foi comemorada pelo deputado federal Zé Geraldo que vem acompanhando de perto o asfaltamento da BR-163 e da BR-230. “São dois corredores estruturantes e estratégicos que terão um papel fundamental para a geração de emprego e renda, além de promover o desenvolvimento e a integração produtiva e social entre as regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e o Sul e Sudeste. Estou otimista e acredito que mais de 50% das obras deverão ser concluídas ainda este ano e o restante até dezembro de 2011”, comemora o parlamentar.
Segundo ele, esse é o último segmento que restava ser licenciado pelo Ibama. “Agora o asfaltamento da Cuiabá-Santarém está 100% licenciado. A pavimentação de 1.055 quilômetros da Santarém-Cuiabá, entre Mato Grosso e o Pará, está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e conta com investimento de R$ 1,4 bilhão”, relata Zé Geraldo, que acompanhou diretor-geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, em visita por toda extensão da BR-163 no final de maio.
Para essas obras, segundo dados do Ibama, foram exigidas do DNIT adequações aos programas de treinamento e capacitação de mão de obra, recuperação de áreas degradadas, proteção à fauna, educação ambiental, dentre outros. Neste ano, essa é segunda viagem realizada pelo diretor do DNIT entre o município de Sinop, no Estado do Mato Grosso, até Santarém, no Pará. “Se, na vistoria realizada em janeiro, a maioria dos trechos estava em fase inicial, desta vez, os 4,9 quilômetros de extensão da travessia urbana de Novo Progresso já estavam super adiantados”, diz Pagot.
O diretor explica ainda que o segmento que fica entre o km 102 e o km 173 também apresentou bons resultados com relação ao volume de serviços executado. “Da mesma forma está o trecho que passa por Castelo dos Sonhos, pelo município de Novo Progresso, até as proximidades da Vila Moraes de Almeida”. Pagot explicou que apenas em quatro lotes os trabalhos não começaram. “Mas já estão licitados e as empresas estão mobilizadas, com canteiros de obras demarcados. Até o final deste mês não haverá trechos sem obras de pavimentação na BR-163”. No mês de setembro, o DNIT realizará outra vistoria nas obras da BR-163.
CONHEÇA ALGUNS NÚMEROS DA BR-163
1. De Guarantã do Norte, em Mato Grosso, até Santarém, no Pará, são 1.055 quilômetros de extensão.
2. 155 quilômetros é a extensão pavimentada até agora (25 km em Mato Grosso e 130 no Pará);
3. 479 quilômetros é a extensão em obras;
4. 421 quilômetros é a soma da extensão dos quatro lotes onde os serviços começam neste mês;
5. 23 empresas (consorciadas ou não) e três Batalhões de Engenharia do Exército (BEG) estão envolvidos na execução e supervisão da pavimentação da BR-163;"
Matéria enviada pela assessoria de Imprensa do Dep. Zé geraldo - PT/PA
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