Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Serra Pelada

"Sentados ao redor de uma mesa de madeira na porta do Bar do Araújo, quatro garimpeiros disputam uma partida de dominó numa tarde de calor sufocante em Serra Pelada. Ao final de mais uma rodada, o cléc-cléc das peças brancas dá lugar à discussão preferida dos habitantes do povoado nas últimas semanas: a possível visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias. Mais do que ver Lula de perto, os garimpeiros esperam com ansiedade a entrega da licença que dará sinal verde para a reabertura de Serra Pelada.

Quase 20 anos depois de ter o garimpo encerrado, a mina voltará a produzir o ouro que atraiu mais de 100 mil homens de todo o Brasil que sonhavam "bamburrar" – ou enriquecer, na gíria local. Com uma diferença: a partir de agora, a extração será mecanizada. Para quem nunca deixou o povoado, a retomada representa uma esperança de melhorar de vida. “A nova mina vai ajudar a resgatar o passivo social de Serra Pelada”, disse ao iG Heleno Costa, diretor da mineradora canadense Colossus Minerals e responsável pelo projeto."

Veja reportagem completa de Gustavo Poloni ao IG

2 comentários:

Anônimo disse...

Inclusive a Governadora Ana Julia em campanha em Canaã a 3 anos atraz fez promessa de asfaltar de Canaã até Xinguara ( posto Setenta-Gogó da Onça) - até ontem ainda não tinha feito - mostrando a falta de assistencia que do Sul do Pará - Asfalto de 40km apenas.
OBservo que os caminhoneiros tem que andar mais 200km se quiserem andar no asfalto para fazer o mesmo deslocamento

savio disse...

S11d carajas vale