Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A JUVENTUDE, SEGUNDO SÓCRATES...

Sempre gostei dos impulsos inovadores da juventude. Tenho dois filhos ainda crianças que me ajudam a renovar meus sentimentos pelos jovens. É certo que os jovens precisam de direcionamento para que caminhem certo. Isso não é de hoje. Vejam o que o filósofo Sócrates dizia dos jovens, quase quinhentos antes antes de Cristo ( ninguém pode dizer que não é um texto atual...) :
"Os jovens de hoje gostam do luxo. São mal comportados, desprezam a autoridade. Não têm respeito pelos mais velhos, se passam o tempo a falar em vez de trabalhar. Não se levantam quando um adulto chega. Contradizem os pais, apresentam-se em sociedade com enfeitos estranhos. Apressam-se a ir para a mesa e comem os acepipes, cruzam as pernas e tiranizam os seus mestres. SÓCRATES (470-399 A.C.)
Aliás, vejam outros pensamentos "atuais" a respeito dos jovens:
“O nosso mundo atingiu um estado crítico. As crianças já não dão ouvidos aos seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.”
(Sacerdote egípcio, ca. 2000 a.C.)

“Esta juventude está podre no fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Nunca serão como a juventude de outros tempos. Os de hoje não serão capazes de manter a nossa cultura.”
(Inscrição em cerâmica encontrada nas ruínas de Babilónia, ca. 2000 a.C.)

“Não tenho nenhuma esperança quanto ao futuro do nosso país, se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, sem comedimento, simplesmente terrível.”

Hesíodo (ca. 720 a.C.)

“O pai teme os seus filhos. O filho acha-se igual ao seu pai e não tem nem respeito nem consideração aos seus pais. O que ele quer é ser livre. O professor tem medo dos seus alunos. Os alunos cobrem o professor de insultos. Os mais novos querem tomar já o lugar dos mais velhos. Os mais velhos, para não parecerem antiquados ou despóticos, consentem nesta demissão. E, para coroar tudo, em nome da liberdade e da igualdade: a libertação dos sexos !”
(Platão ; 428-348 a.C.; A República, livro VIII)

5 comentários:

Anônimo disse...

Rapaz, desde aqueles idos a coisa é assim? Tá explicado as desandadas do mundo

Anônimo disse...

Preciso comentar, 11 anos depois, que o comentarista acima não entendeu a mensagem: os velhos sempre enxergam os jovens com desdém, saudosos de uma época que nunca existiu. E as sociedades seguem avançando.

Alex Machado disse...

Olá! Despertar o interesse dos jovens historicamente é um desafio. Mas quais as referências que você utilizou, apenas a título de curiosidade?
Abraço!

Anônimo disse...

NOTEM: todas essas civilizações de fato desapareceram.

Anônimo disse...

Em resposta ao Anônimo de 12 de março de 2020, essas civilizações desapareceram porque vieram outras civilizações — que também tinham seus próprios problemas com os seus jovens — e as sobrepujaram em força. A verdade irrefutável é essa: os mais velhos desprezam os mais jovens e se acham superiores, quando, na verdade, deveriam estar amando os jovens, cuidando dos jovens e oferecendo suporte emocional para os desafios de se tornarem adultos bem sucedidos. A essência disso tudo é a falta de amor.